quinta-feira, 25 de junho de 2009

Palavra da semana



Inanicão

etimologia da palavra: Estado inane, de vazio.Vacuidade.Extrema debilidade por falta de alimentação

terça-feira, 23 de junho de 2009

Trecho de livro

''...qual o maior mistério do universo?
A vida humana é o maior mistério da existência.Só não se encanta com ela quem nunca a explorou. Todavia se compararmos a personalidade com uma grande casa a maioria das pessoas não conhecem nem mesmo a sala de visita de seu próprio ser...A pesar da grandeza da vida o ser humano não cuida carinhosamente dela. Alguns só procuram mudar seu estilo de vida quando sofrem um enfarte.Outros só pensam em equipar sua inteligência quando já estão profissionalmente superados. Muitos adultos só detectam que são infelizes e ansiosos quando perdem as pessoas que mais amam.E a situação dos jovens?É pior.Geralmente, eles só reconhecem que são frustrados quando olham para trás e vêem seus mais belos sonhos destruídos"

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Plano de aula


Sistema monetario


Identificação:

Turma: 3° ano
Tema: Sistema Monetário
Conteúdo: Matemática

Objetivos específicos:

-Reconhecer que o REAL é o dinheiro usado no Brasil;
-Empregar o símbolo R$ para representar quantias em dinheiro;
-Identificar cédulas e moedas de REAL;
-Resolver situações-problemas;
-Utilizar o dinheiro para compra e venda simulada.

Incentivação:

-Compra e venda utilizando dinheiro confeccionado;
- moedas;
-Jogo Bananas do Macaco Simão;

Materiais:

-Cédulas confeccionadas em papel oficio ou cartão;
- moedas confeccionas em papel oficio ou cartão;
- Jogo Bananas do Macaco Simão (cartões em forma de banana, contendo em cada carta um problema).

Desenvolvimento:

Após receber e organizar os alunos na sala, comentar que a aula será sobre Sistema Monetário. Fazer uma introdução da importância e para que sirva o dinheiro. Levar moedas e cédulas para identificarem as que conhecem e seu valor. Escrever algumas quantias no quadro por extenso e pedir que eles peguem cédulas correspondentes. Os alunos farão compras e vendas de produtosvariados. Através de simulações, utilizando das moedas confeccionadas pelos próprios alunos. Resolverão os problemas q estarão anexados nas cartas do jogo.


Avaliação:

-Participação no desenvolver da aula;
-Comentários orais ou escritos;
-Resolução dos exercícios contidos no jogo;
-Organização no decorrer da aula;

livros que indico



Este livro indico aos pais, educadores e adolescentes em geral.Ele relata a realidade de um jovem dependente químico de modo realista.
Igor era um jovem que tinha quase tudo exceto o amor.
Desesperado ele discou um número qualquer de sua imaginação,em busca de alguém que se dispusesse á ouví-lo.pois na busca por algo ou alguém que lhe preenchesse o enorme vazio de sua alma,havia escolhido o caminho para as drogas.Uma trágica e perigosa escolha da qual Igor já não poderia se livrar sozinho.Estava praticamente á mercê das drogas,chegando ao fundo do poço,de onde talvez não pudesse mais sair sozinho.Depois da alegria vinha o desespero e tudo poderia ser como um passo para a morte.

Poema da semana

Soneto de Separação


De repente do riso fez-se o pranto Silencioso
E branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente
( Vinicios de Morais)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

ABSURDO


Como é possível que um professor de Educação Especial cometa o erro de dizer que Síndrome de Down tem nível e cura.Esta doença é uma Mutação genética não existe síndrome leve, média e profunda, é ou não é.

Não existe cura, existe a diferença entre os estímulos recebidos pela criança, é óbvio que se a criança com síndrome recebe bastante estimulo ela vai se desenvolver quase como uma criança chamada "normal".

Essa é a diferença existente entre as crianças com Down.Mas é assim com todas as crianças ninguém é igual, todos são especiais.A foto a cima mesmo mostra que ninguém é igual independentemente de ter ou não síndrome.


Neste momento paro me questiono o nível do concurso publico feito por esta professora,pois se a contrataram entre vários outros, o nível desta prova é baixíssimo e até minha irmã de apenas dose anos pode dar aula.

Como exigir competência dos profissionais se os professores que formam futuros educadores tem esse nível de conhecimento.Imagine então o que nossos filhos vão aprender: que égua põem ovo.


Sem falar então da faculdade cursada pela mesma.Esta faculdade deve diplomar até cachorro se este tiver como pagar o diploma

trechos de livros

A cultura acadêmica nutre a inteligência,mas não é o alicerce de uma vida feliz.

O aluno sai da escola conhecendo o mundo exterior, mas desconhecendo o anfiteatro da sua mente.

Ele sabe discursar sobre o mundo físico,mas não sabe falar de si mesmo.

É um gigante na ciência,mas um frágil menino diante das suas perdas e desafios.

O mundo acadêmico está em crise.

Ele dá diplomas,mas não prepara os jovens par a escola da vida.


Dez Leis para Ser Feliz ( Augusto Cury)